Estaremos trazendo nesta serie de 03 posts algumas das principais ferramentas utilizadas por desenvolvedores para realizar teste de usabilidade com usuários.

Os desenvolvedores de softwares sabem o quão complicado é avaliar seus produtos em atividade. Apenas perguntar aos usuários sobre o desempenho de um programa, nem sempre corresponde a um feedback verídico e confiável. Seja por negligência de informação ou por falta de comunicação com os utilizadores finais, conhecer os pontos fracos de um aplicativo é de suma importância para o seu aprimoramento.

O Usability Studio pode tornar essa tarefa bem menos traumatizante, para ambas as partes. Este programa permite a execução de testes de usabilidade, ou seja, ele verifica e registra tudo que acontece enquanto uma pessoa usufrui dos seus produtos.

Além de registrar todos os eventos ocorridos durante a utilização de um software (recursos encontrado em vários programas no mercado), o Usability Studio oferece uma ferramenta para que seja gravado todo o processo de uso. A filmagem simultânea facilita a identificação de problemas e gargalos de processamento no produto em análise.Atribuindo maior liberdade de navegação aos usuários é possível obter resultados mais específicos. Deixe que os utilizadores explorem cada bit do aplicativo, o retorno será bem mais completo. O desenvolvedor pode manter comunicação com o usuário por meio de um campo no alto da tela, o qual tem a função de um chat.

Segue a lista de valores pelas licenças do software:

   Quantity Unit price (USD)
1 $69.95
2 – 9 $64.95
10+ $59.95
    Unlimited $ 1 500

Caso interessado segue o site do software http://sketchman-studio.com/usability-studio/

Anúncios